28/09/2006

Impressões de Madrid II

O que escrever ou como escrever sobre algo que não conhecemos. As ruas, os cheiros, as pessoas.São muito diferentes e muito distantes de meu mundo natural. Envolver-me nestes mundos é como cruzar uma fina película de plástico. Caminho pelas ruas milenares de Madrid, e ao mesmo tempo em que são profundamente cheias de histórias, não me dizem nada, não comparto dessa história. O cinza urbano, este sim me parece muito familiar, o barulho das avenidas, a fuligem da cidade que cresce, a voz dos que caminham na noite.

O sabor da comida cheia de especiarias e azeites desce em meu paladar de um modo peculiar. Sinto falta do tropicalismo de minhas frutas, da fartura do sabor da América. Me parece que a velhice européia impregna até os sabores. A verdura das frutas trazidas de longe, legumes que nem os próprios vendedores sabem o que são: “é fruta chinesa”!, chineses, mais milenares que a própria Madrid, que vivem em seu mundo, mais distante que o meu não fazem questão de se comunicar em espanhol.

Aqui percebo um mundo dentro de outro, por onde passo, ouço línguas que reconheço, outras que me soam como ruídos distantes, de terras que nunca verei. As Europas, Os povos. Em minha rua convivem alegremente colombianos, brasileiros, peruanos, chineses, árabes, indianos, paquistaneses, ingleses e o outros e outros e outros. Quantos são os povos que fazem Madrid? Quantos os sabores que ainda me falta provar?

Venho das Américas, do outro lado do atlântico, na minha terra a gente fala português, ou melhor brasileiro. Lá o meu café tem sabor de café da terra, e as frutas têm um suco doce e melado. Aqui, mesmo que tento, nunca deixarei de comparar, sempre estarei confrontando o novo com o antigo, a colônia com o colonizador. Sou uma estrangeira, mas mesmo assim não sinto aquele medo abissal, a saudade doida. Sinto distância, sinto ela infinita, mas não imortal.

5 comentários:

Jesus Dias disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Jesus Dias disse...

Goias, Tocatins, a sampa suja e encardida, esses mundos tão coloridos estão te fazendo falta, eu sinto. Volte para arrazar, afinal, vai ser chiquérrimo dizer aos conterraneos daqui que você esteve em Madrid, acho porque é chique a pronuncia "Madrid".
Beijo e saudades! Fiquei feliz pela sua postagem no meu blog.
Escrevi mais:http://jezuzmesmo.blogspot.com

Anônimo disse...

paloma
volta
vem tomar café comigo
=(

Vinicius Andrade disse...

A propria visao de uma cidade suja, pode ser a visao que se falta muitas vezes para se ser melhor na vida [nao incare como ofensa.ate porque nao te conheco, e mesmo se conhecesse]... Cidades suja e com pessoas a mais do que se queria sempre vao existir e sempre assombrar os pensamentos...

Beijos e se der..

visite la..


http:\\srandrade.blogspot.com

Anônimo disse...

Isso é muito bom!
parabéns